Orientações ao Participante

PARABÉNS!!!

Você está inscrito em uma aventura de superação pessoal, que poderá lhe fornecer valiosos parâmetros sobre as suas condições físicas e técnicas para o ciclismo, assim como a sua capacidade psicológica para vencer desafios.

A Coordenação do Rebas do Cerrado espera que você aproveite plenamente essa oportunidade de se conhecer melhor e assim proporcionar mais qualidade à sua vida.

Abaixo estão algumas sugestões que deverão facilitar esta experiência de superação pessoal:

  • Tome conhecimento de toda a documentação apresentada pela Organização sobre o evento.


  • É aconselhável que você memorize ou leve impresso o roteiro do percurso, a Planilha de Navegação ou uma relação dos Pontos de Apoio, para fácil controle da posição em que você estará ao longo do percurso, em relação ao percurso total. Isso é importante para um dimensionamento de suas energias, evitando desgastes prematuros.


  • Prepare a sua bike para o evento. Faça uma revisão geral, atentando para o ajuste das mudanças de marchas, ajuste dos freios, lubrificação geral, calibragem dos pneus, posicionamento do banco e do guidão, preparação das bolsas/alforges, calibragem do cateye(computador de navegação), etc. A calibragem do cateye deve seguir as recomendações do fabricante e ela é fundamental para que você tenha condições de acompanhar a Planilha de Navegação Rebas.


  • Relacione tudo o que deseja levar para o evento, separando os itens nos locais onde serão acondicionados. Procure levar na bike apenas os itens de extrema necessidade durante o pedal. Lembre-se que você vai pedalar de 7 a 11 horas, dependendo da velocidade média que você desenvolver. Prepare-se para condições climáticas de sol (o protetor solar deve ser renovado a cada 4 horas) ou após a chuva. Evite levar bagagem volumosa.


  • Planeje seus horários de modo a não deixar nenhuma providência para a última hora.


  • Coloque o seu número de identificação na parte frontal de sua bike. Esse número é o indicativo que você está inscrito no evento. É ele que dará passagem livre nos Pontos de Controle e Bloqueio e apoio nos Pontos de Apoio. Sua bike só será embarcada no caminhão de transporte em Brasília e em Pirenópolis se tiver com esse número de identificação.


  • Verifique e ajuste seus itens de segurança, como o capacete, as luvas e os óculos.


  • Apesar do apoio nutricional oferecido pela Organização, leve os suplementos alimentares com os quais você já está acostumado. Observe que para efeito de consumo de água, a Organização prevê que você está levando uma mochila de hidratação cheia, utilizando a água dos Pontos de Apoio apenas para complementação.


  • Leve uma câmara de ar de reposição e as ferramentas necessárias para a sua substituição. É corrente no meio ciclistico que a câmara é a peça de maior mortalidade de uma bike. Você deve levar também um kit de remendos e outras peças que julgar necessário. Não leve muita coisa porque você terá a seu dispor o Apoio Técnico oferecido pela organização: mão de obra gratuita e peças reembolsáveis.


  • Se você tiver um rádio de comunicação, convém levá-lo. Leve um jogo de pilhas de reserva porque poderá ser necessário. Os parâmetros de frequência utilizados serão: canal 20 e sub-canal 12. Esses canal e sub canal de frequência são os que darão ao seu aparelho maior poder se alcance, porém, em contra-partida, eles acarretarão um desgaste maior nas suas baterias, recomendando que você tenha um uso parcimonioso principalmente nas suas transmissões.


  • Dimensione a sua água. Em percursos longos o cuidado com a hidratação é fundamental para a manutenção da performance. De uma maneira geral um biker normalmente consome em média um litro de água a cada 10 km. O uso de um camelbak ou mochila de hidratação de no mínimo 2 litros e uma ou duas caramanholas padrões é o aconselhável como quantidade de água inicial. A Organização propõem-se a reabastecer os seus reservatórios com água gelada nos Pontos de Apoio. Preste atenção: não há Ponto de Apoio no Ponto Zero, portanto, você deve trazer seus reservatórios completos para o início do pedal. Beba um gole de água a cada 20 minutos.


  • Os Pontos de Controle servem apenas para dar um posicionamento ao biker em relação ao percurso total. Não há apoio fixo nos Pontos de Controle.


  • Os Pontos de Apoio servem para proporcionar os apoios fixos ao biker. Os apoios disponibilizados pela Organização são os constantes da Planilha de Navegação. Ao chegar em um Ponto de Apoio procure saciar suas necessidades o mais rápido possível para, depois disso, descansar, se for o caso. É a hora de realizar ajuste na sua bike, reabastecer seus reservatórios com água, comer alguma fruta, procurar apoio médico, etc.


  • Nos Pontos de Apoio, como você pode conferir na Planilha de Navegação, há um tempo previsto de 30 minutos a uma hora para descanso, dependendo da sua velocidade média. Use esse tempo como você achar melhor. Procure não gastar todo o tempo de descanso deixando uma folga de tempo para o percurso futuro.


  • Procure manter o seu quadro de tempo em dia com a Planilha de Navegação para não sair do limite máximo de tempo("sair da Planilha") e ser convidado a ser “resgatado”. Caso isso ocorra, após ser resgatado, você poderá continuar pedalando em um Ponto de Controle ou Ponto de Apoio à frente no percurso, com o seu horário devidamente enquadrado na Planilha de Navegação.


  • Procure atender prontamente a todas as determinações da Organização. Ela está interessada e preocupada com o seu conforto e segurança.


  • Na primeira parte do percurso (de Santo Antonio do Descoberto a Corumbá) você vai estar pedalando em estrada pública de terra com pouco ou médio trânsito de viaturas. Lembre-se que é importante você manter a sua mão de direção e ficar muito atento às manobras da viatura com a qual você estará cruzando. Preserve a sua segurança individual.


  • Nas descidas procure manter a sua velocidade sob controle, evite as loucuras do “soltar o freio” porque você pode tornar o seu pedal perigoso. Nosso evento não tem objetivo competitivo, então você não precisa “levantar vôo”. A Organização do evento ficará muito mais feliz em tê-lo totalmente integro do que ver o seu “recorde mundial de velocidade” no seu cateye.


  • Procure tratar com edução e cortesia as pessoas das comunidades pelas quais passar.


  • Todos os preceitos de preservação ambiental e regras de conduta ecológica praticados por nós nas nossas trilhas dominicais servem também para esse evento. No caminho nós só deixamos as marcas dos nossos pneus.


  • Leve identidade, cartão do plano de saúde e dinheiro.


  • Avise aos seus familiares da sua aventura e se possível deixe o contato da pousada que irá ficar em Pirenópolis para eventuais comunicações. Durante o percurso existem áreas onde não há sinal de comunicação através de celular.


  • Prepare seu corpo. Alongue-se: antes, durante e depois. Faça isto devagar e com consciência.


  • Durante todo o pedal procure escutar o seu corpo, atendendo suas necessidades e dosando o seu esforço dentro do seu ritmo pessoal, sem agressões e equilibradamente.


  • Prepare-se psicologicamente e policie sua mente contra pensamentos negativos.

Coordenação do Rebas do Cerrado


VOLTAR