Brasília - DF, 02/05/2016
Mais uma trilha Rebas na FLONA? Sim, a sexta! E, esta, especialmente criada por sugestão de um Rebas que conhece como poucos o local, o Wesley, mais conhecido como “Barrão”, e, assim, já está explicado o nome da trilha.
De dificuldade média, nível 3, a trilha tem 30,7 km e conta com uma boa mescla de estradinhas e singletracks, passando por trechos inéditos em trilhas Rebas ou pouco usados pelos ciclistas, além de outros cantos já conhecidos por quem veste o manto verde.Com inicio em estradinhas planas, entre eucaliptos e pinheiros, a trilha começa a ficar mais movimentada a partir do km 5,9, com uma pequena descida e depois um singletrack com algumas pedras e buracos que leva até a tradicional barragem da CAESB. A subida após a barragem é o trecho mais exigente da FLONA, razoavelmente longa, com trechos inclinados e algumas pedras e buracos.Um pouco mais adiante, uma das melhores novidades nessa trilha, um grande trecho de singletrack sinuoso que começa no km 11,3 e vai até o km 16,4 entre eucaliptos e pinheiros, com vários troncos posicionados como obstáculos, que exigem muita atenção e habilidade dos bikers!
Outro ponto interessante é a bica d’água, boa para se refrescar e encarar a subidinha que vem logo a seguir. Depois da bica, o restante da trilha segue mais plano, alternando estradinhas e singletracks até retornar à Sede da FLONA.
A FLONA é uma área de proteção ambiental e importante nascente de manancial de água que abastece Brasília. Portanto, é importante observar a disciplina de preservação e proteção ambiental. É proibido o banho nos cursos d'água que cortam a floresta em especial nos mananciais. Na FLONA também é proibido utilizar as áreas virgens, restringindo-se o pedal apenas aos caminhos indicados.
Para obter o arquivo de gps (tracklog), planilha de navegação e mais detalhes sobre a trilha Barrão, acesse o link Trilhas Rebas aqui no nosso site.
Coordenação Rebas do Cerrado
"Pedalando ou empurrando chegaremos lá"