Passeio
Anual da Rodas da Paz
No
dia 10 de agosto de 2014, a ONG
Rodas da Paz realizará mais uma edição
do seu tradicional passeio ciclístico. Além do percurso
tradicional até a Ponte JK, esse ano também será
feito o Passeio Rodinhas da Paz, um circuito menor, na Esplanada,
especialmente para as famílias que irão pedalar com
crianças.
Todo ano, o evento reúne milhares de ciclistas. Trata-se de
um momento importante de levantar a causa da paz no trânsito
e reforçar o compromisso do governo com melhorias nas
condições de mobilidade urbana
sustentável.
O passeio transforma-se numa verdadeira festa, que conta com a
presença de ciclistas de todas as idades e,
também, de patinadores, skatistas e corredores.
Além disso, é gratuito, aberto a toda
população do Distrito Federal, e independe da
inscrição prévia. Porém,
para participar dos sorteios dos brindes e bicicletas, é
necessário se inscrever através do
formulário abaixo:
SAIBA
MAIS SOBRE O TEMA DO PASSEIO 2014
BICICLETA
GERA GENTILEZA
O mundo tem um monte de índices. Se inventassem um
índice de gentileza, a cidade que tivesse mais bicicletas
seria uma cidade mais gentil. Quanto mais bicicletas nas ruas, melhor a
vida para todos.
Mesmo quem não pedala se beneficia com a bicicleta no
trânsito. Com mais ciclistas e pedestres nas ruas,
não apenas os motoristas ficam mais atentos, mas
também os governos tendem a investir em mais e melhor
infraestrutura. Junto com esse investimento, vêm as campanhas
educativas. A bicicleta no trânsito é uma aula
diária de convivência e respeito às
diferenças.
Em um acidente a 64km/h, 85% dos pedestres atingidos morrem e nenhum
sai ileso. A 32km/h, 5% morrem e 30% sobrevivem ilesos. Velocidade mais
baixa significa também mais incentivo aos meios
sustentáveis de deslocamento, como caminhar, pedalar ou
utilizar o transporte público, possibilitando conforto e
fluidez nos trajetos.
Este é um padrão observado em várias
partes do mundo: quanto mais gente utiliza a bicicleta como meio de
transporte, menores são as taxas de fatalidades.
Aí reside o potencial da bicicleta como instrumento pela
pacificação do trânsito.
Nos EUA, a avaliação estatística dos
dados de trânsito feita pela
organização Alliance for Biking & Walking
em parceria com os Centros de Controle e
Prevenção de Doenças, não
deixa dúvidas: as cidades com a maior
participação de ciclistas têm as
menores taxas de fatalidades com bicicletas. Na Holanda,
após a bicicleta se tornar parte integral da
política de transportes, as mortes de crianças
caíram de mais de 400, em 1971, para 14 em 2010. Na cidade
de Bogotá, na Colômbia, de 1995 a 2003, o governo
aplicou um conjunto de medidas voltadas para pedestres e ciclistas que
reduziu em 3 vezes a mortalidade no trânsito.
Em Brasília, com o programa Paz no Trânsito e a
implementação da faixa de pedestre (1995 a 1998),
em três anos as mortes envolvendo pedestres caíram
em 50%. Sem campanhas educativas de massa, as mortes de ciclistas
demoraram o dobro do tempo para cair na mesma
proporção. No Brasil, a violência no
trânsito ainda é responsável pela morte
de 65 mil pessoas a cada ano, o que equivale a 4 anos da Guerra do
Iraque.
A bicicleta é um veículo econômico,
ágil e prático. Ajuda a evitar engarrafamentos,
pois, mesmo quando não pode ser utilizada em longas
distâncias, pode ser combinada com outros meios de
deslocamento e reduzir os índices de
poluição e de stress.
Quem pedala é mais saudável e vive a cidade de
maneira mais leve. Fica mais fácil fazer amigos, descobrir
novos lugares, desfrutar caminhos e tudo isso, junto, vai deixando a
cidade mais bacana.
PERCURSO
ADULTO
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PERCURSO
INFANTIL
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