Informações Gerais da Trilha
Nível de Dificuldade: MÉDIA/DIFÍCIL - Antiga Média 3
Distância: 33 KM
Ponto de Encontro: Posto Texaco (Shopping Flamingo) BR 020 - Saída Norte
(Ponto de encontro é o local que escolhemos para nos reunir para seguir em comboio de carros para o ponto de início da trilha)
Hora do Ponto de Encontro: 7:00 horas
Tolerância: 15 minutos
Ponto Zero: Praça São Sebastião, Centro, Planaltina/DF
Como chegar no Ponto Zero da trilha
Google Maps Waze
Duração média da trilha: 3 a 5 horas
Itens Obrigatórios: Capacete e Luvas
Preparação da Bike: Calibragem dos pneus, regulagem das marchas, lubrificação da corrente, verificação dos freios.
Itens Recomendados:
- LEVAR REPELENTE de insetos - Durante o reconhecimento havia uma grande concentração de pernilongos (mosquitos) no Morro da Capelinha.
- Levar água suficiente para todo o percurso. Sugerimos entre de 2 a 3 litros.
- Procure ter um ótima noite de sono na véspera, faz toda diferença.
- É recomendável não ingerir bebida alcoólica na véspera da trilha. É muito comum relatos de bikers que passam mal na trilha, reflexo de bebida alcoólica.
- No dia anterior à trilha, procure fazer refeições ricas em carboidratos no almoço e jantar.
- Leve algum lanchinho para comer ao longo da trilha.
- Leve a planilha de navegação.
- Leve kit de ferramentas, bomba de ar, rádio comunicador, celular, protetor solar, carteira de identidade, documento do plano de saúde e algum dinheiro para despesas esporádicas.
Outras Informações:
Sob o comando do parceio Zé Maria, que há muitos anos apadrinha as nossas trilhas na cidade, resgatamos a trilha Planaltina Histórica, porém com um novo e interessante trajeto.
O novo percurso é classificado como MÉDIO e possui 33 km de extensão. Com terreno bem diversificado e instigantes desafios, os participantes passarão nos cenários do Morro da Capelinha e na Pedra Fundamental de Brasília, localizadas em áreas rurais com belas paisagens. A trilha conta ainda com algumas subidas fortes, um single técnico no penúltimo trecho e finaliza com um estradão asfaltado.
Para quem não conhece Planaltina é uma boa oportunidade de fazer um rápido roteiro pelos principais pontos históricos. Além dos antigos casarões, outros monumentos da cidade merecem destaque. Foi nos domínios de Planaltina que a Missão Cruls, liderada pelo belga Luiz Cruls, se fixou para estudar a região e demarcar a área onde seria erguida a futura capital do país. Foi lá também que, em 1922, foi colocada a pedra fundamental, que marcou o início da mudança da capital. No centro de Planaltina ainda é possível encontrar casarões do século XVIII em bom estado de preservação. A Igreja de São Sebastião, construída há 200 anos por escravos, que serve de referência para o início da trilha, também faz parte do acervo histórico da cidade. E o Morro da Capelinha, localizado a 4 km do centro histórico, é um espetáculo natural à parte. Lá, todos os anos, centenas de atores encenam a morte e ressurreição de Jesus Cristo no feriado da Semana Santa, festa que já faz parte do calendário oficial da cidade.
Confira fotos da trilha clicando na imagem
|